A fisioterapia na adaptação de pessoas com perda de visão

A fisioterapia na adaptação de pessoas com perda de visão

Os sentidos exercem papel fundamental para a manutenção da vida humana. Por meio desses sistemas, conseguimos interagir com o mundo e perceber suas nuances e características. Apesar dos cinco sentidos serem importantes, não há dúvidas de que a visão é o nosso principal meio de receber informações sobre o ambiente ao nosso redor.

Durante o processo de perda da visão, o indivíduo também perde grande parte de sua capacidade motora, o que acarreta atrasos e prejuízos nas atividades do dia a dia. Estima-se que 85% dos estímulos responsáveis pelo nosso equilíbrio advém da visão. Desse modo, as capacidades mais afetadas são a mobilidade, a autonomia e a independência.

Entre as atividades que podem melhorar a vida da pessoa com deficiência visual, está a fisioterapia com foco na reabilitação visual. Pouco conhecida no Brasil, a prática auxilia no desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação motora e da percepção do mundo exterior.

Por meio de exercícios focados no aumento da consciência corporal e na adequação da postura, o deficiente visual consegue estabelecer uma imagem mental de seu próprio corpo e, com isso, experimentar um significativo aumento de qualidade de vida e bem-estar.

Além dos exercícios motores focados na segurança da mobilidade, a fisioterapia de reabilitação visual também trabalha as capacidades de sentir e interagir com o mundo exterior. Nesta etapa, o deficiente visual desenvolve a habilidade de reconhecer objetos por meio das sensibilidades tátil e térmica. Apenas com o toque, a pessoa poderá perceber formas e contornos de maneira muito eficiente, o que auxilia também no aprendizado do sistema Braille.

Referências:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) – Revista Veja Bem, ed. 16, 2018. Disponível em: https://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_16_online.pdf. Acesso em 30/07/2020.

Sociedade Brasileira de Visão Subnormal – “Série Deficiência Visual: Medidas Essenciais para Promoção da Qualidade de Vida – Volume I”. Disponível em: http://visaosubnormal.org.br/downloads/serie_deficiencia_visual_vol1_cbo_bq.pdf . Acesso em 30/07/2020.

Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde – “Atuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais”. Disponível em: www.hygeia.ig.ufu.br/. Acesso em 30/07/2020.

Lar das moças cegas – “Fisioterapia para deficientes visuais”. Disponível em: http://www.lmc.org.br/?p=5286. Acesso em 30/07/2020.

PP-PCU-BRA_0077 – setembro/2020

4 setembro, 2020
Cadastre-se