Dicas para afastar o estresse do dia a dia

Dicas para afastar o estresse do dia a dia

O estresse está entre os maiores vilões da nossa saúde. Com todas as demandas e compromissos da vida moderna, é difícil encontrar alguém que consiga viver longe de situações estressantes.

Quando nos sentimos desafiados ou em perigo, geralmente, ficamos estressados. A resposta do corpo vem na forma de ansiedade, aceleração cardíaca, liberação de adrenalina e aumento nas funções da memória. Tudo isso são sinais do nosso corpo se preparando para tomarmos decisões rapidamente e encarar desafios e perigos que encontramos no dia a dia.

O problema está na quantidade de situações estressantes à que a maioria das pessoas é submetida ou na resposta exagerada do nosso organismo. Isso pode levar ao esgotamento e a problemas como depressão, obesidade, dores de cabeça, no corpo etc.

Para te ajudar a afastar o estresse do dia a dia, reunimos as melhores dicas para desacelerar a rotina e priorizar a qualidade de vida.

Respire fundo!

O estresse faz com que a respiração fique mais curta e rápida. Isso prejudica a oxigenação do cérebro e, consequentemente a capacidade de raciocínio e pensamento crítico. Quando você estiver passando por um momento de muito estresse, tente parar e respirar profundamente, com calma, prestando atenção – contar até 10 pode ajudar - nesse processo.

Tente olhar a situação de maneira positiva
Em momentos difíceis é muito comum ser invadido por pensamentos negativos. Quanto mais focado em um pensamento derrotista, mais difícil será encontrar uma solução para os problemas. Tente fazer o exercício de ir contra essa tendência, trazendo à mente pensamentos positivos e de esperança.

Mantenha uma rotina saudável
Olhe com atenção para outras áreas de nossas vidas sobre as quais você pode ter maior controle. Se estiver passando por uma situação difícil no trabalho, por exemplo, foque no equilíbrio da alimentação, pratique exercícios físicos e procure ter um sono de qualidade. Com o corpo fortalecido, fica mais fácil lidar com o estresse.

Peça ajuda
Muitas pessoas podem ter resistência em fazer isso, entretanto pedir ajuda em um momento em que você pode estar em um ciclo de estresse pode mudar a sua perspectiva. O estresse contínuo bloqueia nossa capacidade de ver as coisas como elas realmente são e encontrar as soluções possíveis para os problemas. Você não está sozinho.

Referências:

Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) – “6 Conselhos para reduzir a ansiedade ou superar o estresse”. Disponível em: https://www.anamt.org.br/portal/2018/07/30/6-conselhos-para-reduzir-a-ansiedade-ou-superar-o-estresse/Acesso em 30/07/2020.

International Stress Management Association. Disponível em: http://www.ismabrasil.com.br/noticia/isma-br-no-site-uol-324. Acesso em 30/07/2020.

PP-PCU-BRA_0077 – setembro/2020

4 setembro, 2020
Cadastre-se