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Nutrição

Alimentação para pessoas com pressão alta: o que evitar?
Alimentação para pessoas com pressão alta: o que evitar?
Imagem alimentação

 

A alimentação é um tópico muito importante no nosso dia a dia. Quanto mais saudável comemos, melhor é para o nosso corpo. Então, se você come coisas “ruins” constantemente, provavelmente será ruim para o seu corpo também.

Se você tem pressão alta e tem dúvidas sobre a sua alimentação, você está no lugar certo! Confira, a seguir, os benefícios de uma boa alimentação e o que você precisa evitar comer se tem pressão alta.

 

Alimentação saudável

A alimentação está diretamente ligada com sua saúde e bem-estar físico e mental. Além disso, é por meio da alimentação que levamos nutrientes e vitaminas importantes para o nosso corpo e conseguimos combater diversas doenças. ¹

A alimentação saudável faz parte do processo de levar esses nutrientes e vitaminas para o nosso organismo. Para isso, é necessária uma dieta balanceada com variedades, moderação e equilíbrio. ¹

A variedade é importante porque cada alimento tem um grupo de vitaminas específico. Sendo assim, cada um pode repor nutrientes e vitaminas de grupos diferentes. É importante comer bem, mas nem mais e nem menos do que o seu corpo precisa. Converse sempre com um profissional sobre uma dieta adequada para você. ¹

 

Alimentação para quem tem pressão alta

Existem alimentos que podem beneficiar seu tratamento, ajudando a diminuir sua pressão e outros que podem prejudicar o seu tratamento, elevando os níveis da sua pressão.

Confira o que é importante evitar e quais alimentos podem ser consumidos sem medo!

O sal e o sódio são os maiores vilões da pressão e devem ser consumidos em quantidades pequenas. O consumo diário de sódio recomendado é de 2 gramas, mas o consumo médio dos brasileiros é de 11,4 gramas por dia, um número muito mais alto que pode resultar em aumento da pressão. ²

Outro fator que devemos ficar atentos é ao consumo de álcool. Ingerir uma quantidade excessiva dessa substância pode causar aumento na pressão. Por exemplo, 10 gramas de álcool por dia aumentam sua pressão em 1mmHg (milímetros de mercúrio). Por isso, é importante um consumo moderado ou quase zero. ²

Evite também: ³

·       Alimentos com alto teor de açúcar;

·       Alimentos fritos e empanados;

·       Crustáceos;

·       Manteiga, margarina e queijos amarelos;

·       Alimentos multiprocessados;

·       Embutidos;

·       Conservas;

·       Enlatados;

·       Salgadinhos;

·       Alimentos com alto teor de gordura animal;

·       Leite e derivados integrais;

·       Chocolates.

Para manter sua pressão mais controlada, é recomendado aumentar a quantidade de fibras, frutas, legumes, cereais integrais e leguminosas que você consome.³

Prefira os alimentos ricos em potássio, alimentos cozidos, assados ou grelhados. Escolha sempre os temperos naturais: limão, alho, cebola, ervas etc.

Cozinhe as carnes sem gordura e sem pele e lembre-se de não ficar muito tempo sem comer, é importante se alimentar a cada 3 horas. ³

Se alimentar bem e evitar comer alimentos que prejudiquem sua pressão é o ponto-chave para um tratamento de sucesso junto aos medicamentos.

Lembre-se: é muito importante retornar ao médico para check-up frequentes. Apesar de ser uma doença crônica é preciso fazer um acompanhamento para entender se os remédios estão mantendo a sua pressão sob controle e conversar sobre seus hábitos.

Estamos sempre à disposição para ajudá-lo nessa caminhada, mas nossos conteúdos não substituem nenhuma consulta médica.

Acesse o nosso blog para saber ainda mais sobre sua patologia e não ficar com nenhuma dúvida.

 

Referências:

1-        RECINE, Elisabetta; RADAELLI, Patrícia. Alimentação Saudável. Ministério da Saúde: Taísa Ferreira. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf. Acesso em: 7 jan. 2022.

2-        SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Revista da Sociedade Brasileira de Cardiologia: 7º Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, Portal Cardiol, v. 107, ed. 3, p. 1-103, 2016. DOI ISSN-0066-782X. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf. Acesso em: 7 jan. 2022.

3-        CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Saiba como prevenir e tratar a hipertensão arterial. 26 abr. 2018. Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/saiba-como-prevenir-e-tratar-a-hipertensao-arterial/. Acesso em: 7 jan. 2022.

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