Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Nutrição

Uma dieta saudável e balanceada pode ajudar você a melhorar suas taxas de colesterol alto. Saiba quais são os alimentos amigos e inimigos do colesterol!
Uma dieta saudável e balanceada pode ajudar você a melhorar suas taxas de colesterol alto. Saiba quais são os alimentos amigos e inimigos do colesterol!
Uma dieta saudável e balanceada pode ajudar você a melhorar suas taxas de colesterol alto. Saiba quais são os alimentos amigos e inimigos do colesterol!

 

O colesterol é algo importante para o nosso organismo, mas, em excesso, pode trazer alguns prejuízos para a saúde e para o coração. 

É importante que você entenda ainda mais sobre o que é colesterol alto e quando é a hora de procurar um médico (link: Colesterol Alto: quando é hora de procurar um médico?). Dessa forma, pode ter um tratamento mais eficaz e diminuir as chances de desenvolver problemas cardiovasculares.

Hábitos saudáveis e o colesterol alto

Os hábitos saudáveis são importantes ao longo de toda a nossa vida, já que é a partir deles que evitamos, desde cedo, os problemas que podem ser gerados pela má alimentação e falta de atividade física. ¹,², ³

Com o colesterol não é diferente. São necessários bons hábitos para manter as taxas controladas. Uma dieta balanceada é importante para o controle do colesterol, junto aos exercícios físicos e o uso dos medicamentos prescritos pelo seu médico. 1 Esses três pontos fazem parte do seu tratamento e são essenciais para que você tenha mais saúde e bem-estar. Inclusive, a má alimentação e o sedentarismo são fatores de risco para o colesterol alto. ³

 

Dieta saudável para o colesterol

Taxas elevadas de colesterol só podem ser identificadas com exames de sangue, mas um bom sinal de alerta é o sobrepeso e a má alimentação. Por esse motivo, uma dieta balanceada faz toda a diferença na hora de controlar as taxas de colesterol.¹, ³

A base de uma boa dieta é elevar a diversidade de alimentos que você come e escolher os tipos certos de gorduras, sempre tentando manter refeições equilibradas sem nenhum exagero.²

É recomendado que você coma mais frutas, verduras, legumes, fibras, grãos e carnes magras. Na tabela abaixo, podemos ver melhor quais são os inimigos e os amigos do colesterol. ¹, ³

 

Evitar ⁴, ²

                Margarina ou manteiga em excesso;

                Creme de leite;

                Chantilly;

                Leite integral;

                Coalhada e queijos gordos (normalmente os amarelos);

                Carnes de porco e embutidos;

                Carnes gordas (cupim, picanha etc.);

                Miúdos;

                Frituras;

                Maionese;

                Doces;

                Molhos e temperos industrializados;

                Azeite de dendê;

                Biscoitos e bolachas;

                Leite de coco;

 •                Óleo;

 •                Chocolate ao leite.

 

Pode comer:  ⁴, ²

                Carnes magras, de preferência grelhadas, cozidas ou assadas;

                Carnes sem pele e sem gordura;

                Leite e derivados desnatados;

                Queijo branco, ricota e tipo cottage;

                Picolés de fruta (natural);

                Alimentos light e sem gordura ou óleo (pão e cereais);

                Massas em pequenas quantidades e somente uma vez por semana;

                Leguminosas;

                Frutas e vegetais;

                Peixes ricos em ômega 3: salmão, sardinha etc;

                Óleos vegetais;

                Oleaginosa

 

Cuidar da sua saúde é importante e nossa missão é ajudar você em todo esse processo.

Lembre-se de consultar um médico para ajudar você nas melhores opções de alimentos para o seu quadro, ele é a melhor pessoa para aconselhar as tomadas de decisões.

Nossos conteúdos não substituem nenhuma consulta médica, são materiais informativos com dicas para o seu tratamento e sua saúde. Você pode usá-lo como base para conversar com o seu médico.

Fique por dentro de tudo que postamos por aqui e saiba ainda mais sobre sua patologia lá no nosso blog!

 PP-UNP-BRA-0095 - Abril/2022

 

Referências:

1.        SOCIEDADE PORTUGUESA DE BENEFICÊNCIA DE SANTOS. Colesterol e o aprendizado para uma vida saudável. 8 ago. 2014. Disponível em: https://spb.org.br/colesterol-e-o-aprendizado-para-uma-vida-saudavel/. Acesso em: 13 jan. 2022.

2.        HCOR. Saiba quais alimentos são “amigos” ou “inimigos” da saúde no combate ao colesterol. Disponível em: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/saiba-quais-alimentos-sao-amigos-ou-inimigos-da-saude-no-combate-ao-colesterol/. Acesso em: 13 jan. 2022.

3.        SECRETARIA DO ESTADO DA SAÚDE (Sergipe). Especialista orienta sobre hábitos saudáveis no combate ao colesterol. 6 ago. 2021. Disponível em: https://www.saude.se.gov.br/especialista-orienta-sobre-habitos-saudaveis-no-combate-ao-colesterol/. Acesso em: 13 jan. 2022.

4.        HOSPITAL NOVE DE JULHO. Conheça a dieta para reduzir o colesterol ruim. 15 jun. 2016. Disponível em: https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/conheca-a-dieta-para-reduzir-o-colesterol-ruim. Acesso em: 13 jan. 2022.

5.        SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA Colesterol 28 maio. 2017. Disponível em:  https://www.endocrino.org.br/colesterol/ Acesso em 25 maio 2022

Com o Programa Mais Pfizer nós temos o propósito de impactar positivamente a vida dos pacientes. 

Qualquer paciente que receber a prescrição de um médico contendo um dos medicamentos presentes no programa é elegível a receber seus benefícios

Cadastre-se

Conteúdo exclusivo. Cadastre-se gratuitamente para ter acesso!

Cadastre-se

Já registrado? Login