Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Medico examinando perna de paciente
Medico examinando perna de paciente
Medico examinando perna de paciente

Coração

Trombose

Trombose

A trombose é uma das principais causas de morte em pessoas que têm doenças cardiovasculares. A trombose é provocada pela formação de coágulos dentro das veias de alguns órgãos como o cérebro e pulmão, podendo causar derrame. Se os coágulos entopem veias pulmonares, é dada a embolia pulmonar¹. Geralmente, as pernas são os territórios onde se formam mais trombos.

 

Fatores de risco para trombose

Existem fatores de risco para trombose que podem ser controlados e outros não. Veja quais são os principais:²

Fatores controláveis

·  Pílula anticoncepcional;

·  Reposição hormonal;

·  Obesidade;

·  Tabagismo;

·  Gravidez;

·  Viagens longas.

Fatores não controláveis

·  Idade a partir de 40 anos e, principalmente, após os 60 anos;

·  Paralisia de partes do corpo;

·  Varizes;

·  Câncer;

·  Histórico familiar.

Sinais e sintomas de trombose

Os sinais e sintomas de trombose são muito difíceis de identificar. A doença atinge, principalmente, as pernas, entre outros sintomas, como:³

·       Mudança de cor da pele;

·       Pele inflamada;

·       Varizes intensas;

·       Inchaço;

·       Dor.

No entanto, pode não haver sinais e sintomas de trombose no início. E mesmo se você tiver um ou mais dos que estão relacionados acima, não significa que seja a doença. Porém, procure um médico para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

 

Complicações de trombose

A trombose pode ser fatal quando causa embolia pulmonar e derrame cerebral. O coágulo percorre a corrente sanguínea e se aloja, respectivamente, no pulmão e no cérebro. Veja quais são os sinais e sintomas das complicações de trombose:³

Embolia pulmonar⁴ 

·       Falta de ar;

·       Dor no peito;

·       Tosse repentina com sangue;

·       Respiração rápida;

·       Aumento da frequência cardíaca.

Acidente Vascular Cerebral (Derrame Cerebral) ⁵ 

·       Fraqueza;

·       Fala enrolada;

·       Parte do rosto paralisada;

·       Dificuldade motora.

Caso tenha um ou mais dos sinais e sintomas acima, não hesite em procurar o médico imediatamente. A agilidade no atendimento pode ser essencial para evitar complicações no quadro clínico.

 

Diagnóstico de trombose

Após fazer uma avaliação, pode ser que o médico peça, pelo menos, um dos exames abaixo para fazer o diagnóstico de trombose:

·       Eco Doppler Colorido (Ultrassom Vascular);

·       Angiotomografia Computadorizada;

·       Exame de Sangue.

 

Prevenção de trombose

Existem alguns hábitos que ajudam a evitar a formação de coágulos, ou seja, auxiliam na prevenção de trombose. Veja quais são e adote na sua vida:

·       Praticar exercícios físicos;

·       Ter uma alimentação balanceada;

·       Manter o peso ideal;

·       Não ficar muito tempo parado;

·       Não fumar.

 

Tratamento de trombose

O principal objetivo do tratamento de trombose é evitar embolia pulmonar e derrame. Existem algumas formas de impedir que isto aconteça, saiba quais são:

 

Tratamento com anticoagulantes

Diminui as chances de formação de novos coágulos sanguíneos como também impede o crescimento deles. Responsáveis por afinar o sangue e retardar a capacidade de coagulação, os anticoagulantes previnem o desenvolvimento e a passagem de coágulos para o pulmão e cérebro. Existem três classes de anticoagulantes:

·  Inibidores do fator Xa – o fator Xa é uma enzima envolvida na formação de coágulos. Sem ela, o processo é interrompido, o que retarda a formação de novos coágulos.

·  Inibidores diretos da trombina – a trombina é uma das enzimas que participa da formação de coágulos. Quando ela é inibida, o processo de coagulação é interrompido. Então, os coágulos se formam com menos rapidez.

·  Antagonistas da vitamina K – interrompem a produção das proteínas envolvidas na formação de coágulos.

Meias elásticas

Elas ajudam na circulação sanguínea das pernas e diminuem o inchaço. A compressão feita pelas meias reduz em 50% o risco de síndrome pós-trombótica, que normalmente provoca sensação de cansaço e peso das pernas, além de deixar a pele mais escura.

Filtro de veia cava

O acessório de metal é instalado na veia que transporta o sangue da parte debaixo do corpo de volta para o coração. O filtro de veia cava ajuda a prevenir ou tratar a trombose, pode ser temporário ou permanente, conforme a indicação do seu médico.

Cirurgia

Em casos mais graves de trombose, é preciso fazer uma cirurgia para retirar os coágulos das veias e liberar a passagem de sangue.

Fibrinólise sistêmica

Medicamentos que destroem o coágulo sanguíneo, entretanto podem aumentar o risco de sangramento.

A duração do tratamento de trombose depende de cada caso, mas pode se estender para a vida inteira. Apenas o médico é capaz de indicar a melhor forma de tratar a doença, nunca se automedique.7

PP-UNP-BRA-0125 - Abril/2022

 

Referências

1.    Ohki, Alan Vitor; Bellen, Bonno van. A incidência regional do tromboembolismo venoso no Brasil. Serviço de Cirurgia Vascular Integrada do Hospital Beneficência Portuguesa. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jvb/v16n3/1677-5449-jvb-16-3-227.pdf  . Acesso em 25/04/2022

2.      SAAD, SARHAN SYDNEY; AVELAR, MARCELO; KIM, SU BONG; SALUM, MARA RITA; MATOS, DELCIO. Trombose hemorroidária - resultados do tratamento cirúrgico de urgência realizado em hospital universitário.  https://www.sbcp.org.br/revista/nbr253/P212_216.htm - acessado em 06/04/2022

3.    SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV. Estimativa SBACV. [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/ . Acesso em: 25 abr. 2022.

4.    SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV. Doenças Vasculares: Quais são as doenças vasculares mais comuns?. [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacvsp.com.br/embolia-pulmonar/ . Acesso em: 25 abr. 2022.

5.    SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV. Doenças Vasculares: Estenose de Carótida. [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacvsp.com.br/doenca-carotidea/ . Acesso em: 25 abr. 2022.

6.    SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV. Doenças Vasculares: Trombose Venosa Profunda (TVP). [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacvsp.com.br/trombose-venosa-profunda-tvp/ . Acesso em: 25 abr. 2022.

7.    FERNANDES, Caio Julio Cesar dos Santos; JÚNIOR, José Leonidas Alves; GAVILANES, Francisca; PRADA, , Luis Felipe; MORINAGA, Luciana Kato; SOUZA, Rogerio. Os novos anticoagulantes no tratamento do tromboembolismo venoso. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, [S. l.], v. 2, p. 146-154. 2016. DOI http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37562016042020068 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/yCDKLsbJkMvWH8J6KbKThff/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2022.

Com o Programa Mais Pfizer nós temos o propósito de impactar positivamente a vida dos pacientes. 

Qualquer paciente que receber a prescrição de um médico contendo um dos medicamentos presentes no programa é elegível a receber seus benefícios

Cadastre-se